MANGOOST (80 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

STICKMAN (155 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

GÉRIO (93 pts)

ZECA BALA (45 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como poderia colocar um bitmap no MX via load e posiciona-lo no palco?

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

Objeto flutuante e gravidade.

FlashMX, um programa maduro para programadores?

Como configurar um fadeIn e um fadeOut em um arquivo de som?

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

É possível um conteúdo do Flash aparecer num buscador, tipo Google?

Para que serve "umMovieClip.onMouseMove = updateAfterEvent;"?

Como carregar um filme dentro de um movieclip que por sua vez está dentro do meu filme principal?

Como eu abro uma janela popup de uma tag HTML em um arquivo .txt importado com load variables?

Preciso configurar a formatação de um arquivo .TXT importado com load variables.

Alguém poderia me explicar o funcionamento do comando duplicatemovie?

Como colocar links em campo de texto estáticos (static text)?

Um preloader para o seu site, atualizado (Jonas Galvez).
Jogo de colorir.

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Blend - Fireworks

Desenhando uma linha entre dois pontos no Flash 5.

Tweening shape (interpolação de forma)

Elasticidade com ActionScript.

Objetos e classes

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Jogo da Forca (terceira parte)

Conceitos de Design - Apresentação.

Parâmetro - Get camera().
Botão comutador

Ping Pong

Logos caindo

Eventos MX

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Letters

Lights many 2

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Algumas dicas de tipografia.
por Alexo

Pessoal, dei uma traduzida num tópico do livro do Bringhurst para tentar dar uma clareada nessa questão da entrelinha.

"Definição: distância de uma linha de base (baseline) até a próxima.

Entrelinha sólida: por exemplo, 11/11. Ou seja, a face do tipo tem 11 pontos de altura (do topo da letra "d" à base da letra "p") e a distância da linha de base inferior e superior é também igual a 11 pontos.

Entrelinha positiva: é quando a distância entre duas linhas de base é maior que o tamanho da face da letra. Exemplo, 11/13.

Entrelinha negativa: é quando a distância entre duas linhas de base é menor que o tamanho da face da letra. Exemplo, 18/15.

Em textos contínuos raramente se usa entrelinha negativa, e são poucos os tipos de letra que proporcionam uma boa leitura com entrelinha solida.

Em geral, textos pedem entrelinha positiva.

Entrelinhas com 9/11, 10/12, 11/13 e 12/15 são as mais usuais.

Quanto maior o corpo, maior a entrelinha necessária.

Quanto mais escuro o tipo, maior a entrelinha necessária. (bold x light, p. ex.)

Quanto maior a altura do corpo, maior a entrelinha necessária.
(tipos mais altos x tipos estendidos)

Tipos como Bauer Bodoni (mais escuro e com um eixo vertical rígido) pedem uma entrelinha maior do que tipos como Bembo, mais claro e com um eixo inclinado (escrita humana).

Tipos sem serifa também pedem entrelinha maior que tipos serifados.

Uma entrelinha maior tb é bem-vinda quando o texto contém (ou se torna "apertado" com) tipos sobrescritos, subscritos, expressões matemáticas ou uso freqüente de maiúsculas. Um texto em alemão poderia ter um pouco mais de entrelinha que um texto em línguas latinas ou francês, por exemplo, baseado na maior ocorrência de maiúsculas no alemão."

Nas fontes serifadas, a serifa surgiu como uma forma de 'imitar' a continuidade das letras na escrita. Entretanto, isso acaba contribuindo para direcionar os olhos do leitor. Daí a maior facilidade na leitura e por isso ela é mais indicada para textos maiores.

Alem da fonte, outros fatores também influenciam na leitura, como a entrelinha ou, no caso de jornais, por exemplo, a largura das colunas.

Tudo isso é estudado e ajustado ao olho e ao cérebro humanos. Colunas muito extensas causam uma certa perda de continuidade entre uma linha e outra, por exemplo.

Letras minúsculas também são mais facilmente reconhecidas do que as letras maiúsculas, uma vez que os espaços entre as hastes ajudam a criar espaços que ajudam essa identificação.

E por último, convém lembrar que, a maior parte das fontes que utilizamos foram desenvolvidas originalmente no papel e, por isso, não levam em consideração questões como resolução, pixels, aliasing etc.

A Verdana, é uma das fontes desenvolvidas diretamente no micro, sem interferência do ápis, digamos assim. Daí sua indicação para utilização em textos que serão lidos na tela.

Qualquer discordância ou falha minha, corrijam-me.

Paulo Sérgio de A. Nunes

 

Só acrescentando, um bloco de texto muito longo em tipo não serifado pede mais entrelinha, além de, em muitos casos, este bloco se tornar um tanto cansativo devido a inexistência ou baixa ênfase (aquela transição grosso/fino nos traços).

e se a gente trouxesse pra pratica essa discussão?
por ex, escaneando e ampliando pequenos trechos de texto pra gente poder tentar descobrir o nome da fonte, entrelinha, entre-letra, tamanho das colunas e todos aqueles opcionais que influenciam?

Alexo


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