MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Função chamada createFunctionCall, que permite criar uma função para executar uma outra função com certos parâmetros.

Preciso fazer um esquema que faça upload de arquivos, à partir da máquina do cliente.

Tem como colocar botões “próximo texto” e “texto anterior” quando abro com load variables?

Como avaliar se uma variável externa foi carregada por completo, sem usar o evento Data?

Queria colocar um preloader no meu site.

Quero que um loop na timeline se repita 10 vezes e depois pare.

Como faço para ler o conteúdo de uma variável do Flash com JS?

Como faço para carregar randomicamente imagens com um botão sem repetilas?

Como fazer um preloader dinâmico no Flash?

Como posso rotacionar algum objeto?

E o FlashMX não aceita eval para gerar uma variável?

Eu gostaria de saber como faz o efeito de desfoque nos objetos!!

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?

Desenhar polígonos no Flash dinamicamente.
Macromedia Flash - Tendências

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Criando um Editor HTML com o MM Flash

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Qual o significado de um Array para a programação no Flash?
por


Quando eu comecei em php, também tive essa duvida: "Pra que serve um array ?" Formulário com 50 campos, faz cada um com nome de dados[], e na hora do post, dá um print_r($dados);

Você vai ver que o array tá cheio de valores, prontinhos para usar.
Minha definição mais básica de um array é:

array[01] = Janeiro;
array[02] = Fevereiro;

Aí você usa uma função de data que retorna o mês em número, mas você quer pegar o nome:

O mês que é numero 02: array[02];
Vai mostrar Fevereiro...

Array, como diz o desenvolvedor em Delphi que é meu amigo, é uma coisinha pra simplificar o uso de 1000 valores em variáveis diferentes colocando-as em uma só :) Isso funciona no PHP, Flash, e qualquer outra linguagem que utilize o Array :)

Daniel William Schultz

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O Array é usado para armazenar valores.
Vamos às duas sintaxes onde você pode declarar os valores para o seu array:

MinhaCor = new Array ("branco","vermelho","verde");
ou
MinhaCor [0] = "branco";
MinhaCor [1] = "vermelho";
MinhaCor [2] = "verde";

As duas formas estão corretas (repare que os valores das arrays começam com o número "0", isto é, o seu primeiro valor é a posição 0 e não 1.)
Faça um teste para entender o funcionamento de um array: Abra um filme em branco e coloque no seu 1º frame:

MinhaCor = new Array ("branco","vermelho","verde");

Faça 1 botão e coloque essa action:

on (release) {
trace (MinhaCor[0]);
}

Repare que a sua janela de output ira apresentar o seguinte resultado: branco

Substitua o zero por 1 e depois por 2. Os resultados serão respectivamente: vermelho e verde

Aí vc vai me perguntar:
"Qual é a vantagem se eu posso escrever: trace ("branco");?????

Em termos práticos, imagine que vc tem 20 movieclips e cada um recebe, através do Objeto Color, um valor de RGB.

// Não vou me estender pra falar também do Obj Color.
// Isso poderia te confundir agora.
// Veja o Help do Flash ou procure algum tutorial no site Ponto Flash.

Declarando o seu Obj Color no 1º frame:

for(var i = 1; i <= 20; i++) {
eval("Cor" + i) = new Color(eval("mc" + i));
}

Se não utilizarmos o Array, sua ação em cada um de seus movieclips teria que estar assim:

mc1:
onClipEvent (load){
_root.Cor1.setRGB(0xFF0000);
}

mc2:
onClipEvent (load){
_root.Cor2.setRGB(0xFF0000);
}

mc3:
onClipEvent (load){
_root.Cor3.setRGB(0xFF0000);
}
etc...
etc...
etc...

Aí você imagina que o dono do site que você está produzindo, peça para trocar a cor dos 20 movieclips de "vermelho" para "azul".
// Puxa vida, você vai ter que trocar 20 vezes a mesma coisa.:(
// Se você utilizar o Array, não irá precisar de tanto trabalho.... :)

Vamos declarar a sua Array utilizando uma linha de código parecida com que mostrei lá em cima, trocando apenas os nomes para valores em RGB do ActionScript:

MinhaCor = new Array (0xFFFFFF, 0xFF0000, 0x00FF00);

Se em todos os seus movieclips a ação para troca de cor estivesse relacionada a um valor do seu Array, deveria estar assim (temos que utilizar o "_root", pois a declaração do objeto color e do Array estão na linha de tempo principal).

Veja o exemplo para o "mc1":
onClipEvent (load){
_root.Cor1.setRGB(_root.MinhaCor[1]);
}
Veja o exemplo para o "mc2":
onClipEvent (load){
_root.Cor2.setRGB(_root.MinhaCor[1]);
}
etc...
etc...
etc...

Como o dono do site pediu para que você trocasse para azul, você só teria
que substituir o valor de RGB dentro do Array.
Veja:

MinhaCor = new Array (0xFFFFFF, 0x0000FF, 0x00FF00);

Pronto!
Agora todos os seus 20 movieclips estariam recebendo a cor azul, ao invés da vermelha. Bem mais fácil do que trocar código por código nos 20 movieclips não é?

Fábio Duarte

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Realmente muito boa a explicação, mas só pra ficar mais claro, ñ é obrigatório começar o valor de um array com 0 (zero).

Utilizando um exemplo de actionscript enviado pelo Jonas Galvez, você pode ter valores começando com 40.

*******
onClipEvent(load) {
var velocidade = 5;
var mover = new Array();
mover[Key.UP] = function() { _y -= velocidade; }
mover[Key.RIGHT] = function() { _x += velocidade; }
mover[Key.DOWN] = function() { _y += velocidade; }
mover[Key.LEFT] = function() { _x -= velocidade; }
}
onClipEvent(keyDown) {
mover[Key.getCode()]();
}
******
Aqui ele utiliza os valores "keyAscii" das teclas pressionadas.

Como você pode ver, o array é realmente muito útil quando você aprende a trabalhar com ele. No manual de referência de actionscript da macromedia tem algumas explicações dos comandos possíveis para se trabalhar com array. Vale a consulta.

Ricardo Takahashi

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