ZECA BALA (45 pts)

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MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

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RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

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Qual o significado de um Array para a programação no Flash?
por


Quando eu comecei em php, também tive essa duvida: "Pra que serve um array ?" Formulário com 50 campos, faz cada um com nome de dados[], e na hora do post, dá um print_r($dados);

Você vai ver que o array tá cheio de valores, prontinhos para usar.
Minha definição mais básica de um array é:

array[01] = Janeiro;
array[02] = Fevereiro;

Aí você usa uma função de data que retorna o mês em número, mas você quer pegar o nome:

O mês que é numero 02: array[02];
Vai mostrar Fevereiro...

Array, como diz o desenvolvedor em Delphi que é meu amigo, é uma coisinha pra simplificar o uso de 1000 valores em variáveis diferentes colocando-as em uma só :) Isso funciona no PHP, Flash, e qualquer outra linguagem que utilize o Array :)

Daniel William Schultz

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O Array é usado para armazenar valores.
Vamos às duas sintaxes onde você pode declarar os valores para o seu array:

MinhaCor = new Array ("branco","vermelho","verde");
ou
MinhaCor [0] = "branco";
MinhaCor [1] = "vermelho";
MinhaCor [2] = "verde";

As duas formas estão corretas (repare que os valores das arrays começam com o número "0", isto é, o seu primeiro valor é a posição 0 e não 1.)
Faça um teste para entender o funcionamento de um array: Abra um filme em branco e coloque no seu 1º frame:

MinhaCor = new Array ("branco","vermelho","verde");

Faça 1 botão e coloque essa action:

on (release) {
trace (MinhaCor[0]);
}

Repare que a sua janela de output ira apresentar o seguinte resultado: branco

Substitua o zero por 1 e depois por 2. Os resultados serão respectivamente: vermelho e verde

Aí vc vai me perguntar:
"Qual é a vantagem se eu posso escrever: trace ("branco");?????

Em termos práticos, imagine que vc tem 20 movieclips e cada um recebe, através do Objeto Color, um valor de RGB.

// Não vou me estender pra falar também do Obj Color.
// Isso poderia te confundir agora.
// Veja o Help do Flash ou procure algum tutorial no site Ponto Flash.

Declarando o seu Obj Color no 1º frame:

for(var i = 1; i <= 20; i++) {
eval("Cor" + i) = new Color(eval("mc" + i));
}

Se não utilizarmos o Array, sua ação em cada um de seus movieclips teria que estar assim:

mc1:
onClipEvent (load){
_root.Cor1.setRGB(0xFF0000);
}

mc2:
onClipEvent (load){
_root.Cor2.setRGB(0xFF0000);
}

mc3:
onClipEvent (load){
_root.Cor3.setRGB(0xFF0000);
}
etc...
etc...
etc...

Aí você imagina que o dono do site que você está produzindo, peça para trocar a cor dos 20 movieclips de "vermelho" para "azul".
// Puxa vida, você vai ter que trocar 20 vezes a mesma coisa.:(
// Se você utilizar o Array, não irá precisar de tanto trabalho.... :)

Vamos declarar a sua Array utilizando uma linha de código parecida com que mostrei lá em cima, trocando apenas os nomes para valores em RGB do ActionScript:

MinhaCor = new Array (0xFFFFFF, 0xFF0000, 0x00FF00);

Se em todos os seus movieclips a ação para troca de cor estivesse relacionada a um valor do seu Array, deveria estar assim (temos que utilizar o "_root", pois a declaração do objeto color e do Array estão na linha de tempo principal).

Veja o exemplo para o "mc1":
onClipEvent (load){
_root.Cor1.setRGB(_root.MinhaCor[1]);
}
Veja o exemplo para o "mc2":
onClipEvent (load){
_root.Cor2.setRGB(_root.MinhaCor[1]);
}
etc...
etc...
etc...

Como o dono do site pediu para que você trocasse para azul, você só teria
que substituir o valor de RGB dentro do Array.
Veja:

MinhaCor = new Array (0xFFFFFF, 0x0000FF, 0x00FF00);

Pronto!
Agora todos os seus 20 movieclips estariam recebendo a cor azul, ao invés da vermelha. Bem mais fácil do que trocar código por código nos 20 movieclips não é?

Fábio Duarte

......................................................................

Realmente muito boa a explicação, mas só pra ficar mais claro, ñ é obrigatório começar o valor de um array com 0 (zero).

Utilizando um exemplo de actionscript enviado pelo Jonas Galvez, você pode ter valores começando com 40.

*******
onClipEvent(load) {
var velocidade = 5;
var mover = new Array();
mover[Key.UP] = function() { _y -= velocidade; }
mover[Key.RIGHT] = function() { _x += velocidade; }
mover[Key.DOWN] = function() { _y += velocidade; }
mover[Key.LEFT] = function() { _x -= velocidade; }
}
onClipEvent(keyDown) {
mover[Key.getCode()]();
}
******
Aqui ele utiliza os valores "keyAscii" das teclas pressionadas.

Como você pode ver, o array é realmente muito útil quando você aprende a trabalhar com ele. No manual de referência de actionscript da macromedia tem algumas explicações dos comandos possíveis para se trabalhar com array. Vale a consulta.

Ricardo Takahashi

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