ZEBEDIAH (35 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

DAAFY (55 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para ler uma variável do flash no JavaScript com o GetUrl?

Não consigo usar fontes PIXEL no Flash. Transformo ela em imagem?

Eu posso colocar um evento rollOver em um campo de texto?

Existe alguma forma de o flash detectar se um load movie já foi carregado e executar uma ação depois disso.

Como faço para abrir uma janela popup referente a resolução do usuário?

Como faço para inserir um contador em uma cena do flash?

Como mover um objeto (nave) com as setas do teclado?

Quero colocar as propriedades _xmouse e _ymouse em só um campo dinâmico.

Problemas com a função, Selection.setFocus.

Como enviar uma ação de um movieclip para a timeline principal?

Exemplo simples para entender o prototype.

Como carrego os vários filmes que utilizarei no meu flash em apenas um preload?

Como fazer que num movie tenha três músicas, onde eu posso parar e continuar de onde ela parou?

Gostaria de no mouse over sobre um texto, ele parasse, e no mouse out, prosseguisse de onde parou.
CD Record (um player com clips arrastáveis).

Objeto Array

Carregamento dinâmico de JPG e máscara por AS

Avaliação do site de O Boticário

Ação Imprimir.

Flash Turbine (integração Flash com PHP ou ASP)

Flash Intro - Aspectos Básicos do MX

Efeito de Fogo no Photoshop

Tweening shape (interpolação de forma)

Rave Generation no PhotoShop.

Scanline no PhotoShop.

Como criar objetos 3D no Fireworks.
Lente de aumento

Marquee

Rotatingclockpoint

Fumaça

3D-gradient

Check date

RGB random

Twang

Nudemask3

Máscara simples

Cubes2

Coordenadas

AVANÇADOS - 11-04-2003
Para que serva a função eval?


o eval é um função que recebe uma string e ve se existe uma variavel (ou objeto) com aquele nome por exemplo:

você cria um movieClip chamado bola, se você usar eval("bola")._x você estará referenciando a propriedade _x do movieclip.

outro exemplo:

crie o MC bola1

variavel1 = "bola";
variavel2 = 1;
nome = variavel1 + variavel2;
//a variavel nome ficará sendo "bola1"
eval(nome)._x = 5;

Romulo Nunes



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AVANÇADOS - 11-04-2003
Como usar um loop FOR?


Deixa eu tentar traduzir de modo simples...

Loop FOR é um loop que recebe 3 parâmetros divididos por ponto e vírgula, todos são opcionais. Os parâmetros são inicialização de variável, comparação para término de loop e incremento de variável. Assim sendo, vamos dividí-lo em 3 partes (separar nos ; )

i=0
Execute esse loop sendo que na primeira ver crie uma variavel chamada i com valor 0

i<=20
Esse loop deve ser executado enquanto a variavel i for menor ou igual a 20, quando a variavel i nao for igual ou menor que 20 o loop irá acabar.

i++
Sempre que acabar de executar um loop faça o incremento de i ou seja i vai valer i + 1

porque "i"?
É uma simples variavel. É padrão utilizar a variavel i (de index) para loops. Se você quiser deixar mais aportuguesado pode usar a variavel "contador" no lugar.

Romulo Nunes



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Se você estiver utilizando o comando startDrag() (que é aconselhavel) sugiro o seguinte:

startDrag(meu_MC,true,50,50,200,200);

Sendo os parâmetros [nome da instância do MC],[se o centro do MC vai ficar na posição do mouse],[limite do topo],[limite da esquerda],[limite da direita], [limite do fundo]

Você pode editar o seu MC para que o centro dele fique exatamente onde você quer que ele "grude" no mouse.

Se estiver utilizando um AS do tipo:
meu_MC._x = _xmouse;

Pode posiciona-lo mais ao lado com:
meu_MC._x = _xmouse + 10;

E poderá limitá-lo com uma verificação simples

if (meu_MC._x<=200) {
    meu_MC._x = _xmouse;
} else {
    meu_MC._x = 200;
}

Rômulo Nunes

-----------------
outra resposta
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Bem, Quanto a seguir o mouse vc pode faze-lo de várias formas. Uma delas

StartDrag(this,true);
// ou colocando até onde quer que vá o objeto, com os
// parâmetros _xleft,_ytop,_xright e _ydown

outra é

(this._x = _xmouse; this._y = _ymouse;)
// Neste caso vc pode usar

assim no MC

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse;
    _y = _ymouse;
}


Mas como você não quer que o Mouse fique no centro do MC, use assim

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse +20;
    _y = _ymouse +20;
}

Ou então pode editar o centro do MC para ficar distante do centro real do seu MC. Sacou? Caso queira que ele siga o mouse epanas no eixo _x retira a expressão para o _y.

Roberto Figueiredo



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No código htm <object > e <embed >

<PARAM NAME=movie VALUE="teste.swf?va=Como vai você?&vb=Vou bem!" >

Elas estarão no seu swf como _root.va e _root.vb

-------------------------------
PERGUNTA
-------------------------------

OK, funcionou beleza, mas ele vai como uma string, certo?
Não teria como eu mandar para o Flash o valor de uma variável...

-------------------------------
RESPOSTA
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No seu HTML você vai dar um nome para o objeto Flash na tag OBJECT:

<object id="zeca">
</object>

e vai criar um JavaScript assim:

<script>
    Enviar = function(){
        document.zeca.setVariable( "variavel" , 10 );
    }
</script>

e na tag body vc coloca assim:

<body onload="Enviar()">
</body>

Você pode utilizar essa forma para enviar, por exemplo, o conteúdo de um imput de um formulário:

No HTML:

   <head>
      <script>
          Enviar = function(){
            document.zeca.setVariable( "_root.seuNome" , document.formulario.seuNome.value );
            return( false );
          }
      </script>
   </head>
   <body>
       <p>
           <object id="zeca">
           </object>
       </p>
        <form name="formulario" id="formulario" >
            <input type="text"   id="seuNome" />
            <input type="button" id="Testar" value="Testar" onclick="return Enviar()"/>
        </form>
    </body>

No Flash você coloca um campo de texto dinâmico no seu palco com o nome de instância de campo, e coloca isso no seu frame:

_root.watch( "seuNome" , function( p , o , n ){
    campo.text = n;
} );

Agora é só digitar alguma coisa no seu campo do HTML e clicar em Testar que vai aparecer no campo do Flash ...

Rômulo Nunes e João Neto


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