ÉMERSON ROCHA (85 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

MUZAK (45 pts)

ZECA BALA (45 pts)

GÉRIO (93 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como posso rotacionar algum objeto?

É possível mudar a cor da fonte de um texto dinâmico via Action?

Classe preloader para carregar mais de um SWF?

Preciso passar alguns parâmetros para o meu movie através do html e não estou conseguindo.

Quando gerado o swf, o texto perde a resolução.

Função tela tremendo (shake) com Flash e Javascript.

Como trabalhar com o onLoad em arquivos externos no MX?

Como arrastar um swf com uma foto, aberto com load movie?

Como posso duplicar 3 movieclips e posicioná-los diagonalmente?

Como se faz para colocar um .gif seguindo o mouse?

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Preciso enviar um formulário integrando Flash e ASP.

Como carregar clipes aleatórios?

Como posso fazer para que um objeto possa rodar no palco?
Gerenciando camadas no CorelDraw

Rayoflight.

CD Record (um player com clips arrastáveis).

Entendendo como funciona um preloader. Primeira parte.

Alinhamento de objetos no Corel Draw

Janela popup.

Rave Generation no PhotoShop.

Efeito de Fogo no Photoshop

Pre-carregador (Preloader)

Novas propriedade de botões no FireworksMX

Desenvolvendo um Controle de Volume Customizado em Flash

Cadastro de usuários, com Flash+ASP
Formulário com ASP

Break_text

3d arco plus

On Off Button

Menu Silverado

Barra de navegação

Mapa - Países com E

MTV

3d Splines

Drag Mask 2

Scroll velo over

Spyral draw

AVANÇADOS - 11-04-2003
Para que serva a função eval?


o eval é um função que recebe uma string e ve se existe uma variavel (ou objeto) com aquele nome por exemplo:

você cria um movieClip chamado bola, se você usar eval("bola")._x você estará referenciando a propriedade _x do movieclip.

outro exemplo:

crie o MC bola1

variavel1 = "bola";
variavel2 = 1;
nome = variavel1 + variavel2;
//a variavel nome ficará sendo "bola1"
eval(nome)._x = 5;

Romulo Nunes



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 


AVANÇADOS - 11-04-2003
Como usar um loop FOR?


Deixa eu tentar traduzir de modo simples...

Loop FOR é um loop que recebe 3 parâmetros divididos por ponto e vírgula, todos são opcionais. Os parâmetros são inicialização de variável, comparação para término de loop e incremento de variável. Assim sendo, vamos dividí-lo em 3 partes (separar nos ; )

i=0
Execute esse loop sendo que na primeira ver crie uma variavel chamada i com valor 0

i<=20
Esse loop deve ser executado enquanto a variavel i for menor ou igual a 20, quando a variavel i nao for igual ou menor que 20 o loop irá acabar.

i++
Sempre que acabar de executar um loop faça o incremento de i ou seja i vai valer i + 1

porque "i"?
É uma simples variavel. É padrão utilizar a variavel i (de index) para loops. Se você quiser deixar mais aportuguesado pode usar a variavel "contador" no lugar.

Romulo Nunes



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 




Se você estiver utilizando o comando startDrag() (que é aconselhavel) sugiro o seguinte:

startDrag(meu_MC,true,50,50,200,200);

Sendo os parâmetros [nome da instância do MC],[se o centro do MC vai ficar na posição do mouse],[limite do topo],[limite da esquerda],[limite da direita], [limite do fundo]

Você pode editar o seu MC para que o centro dele fique exatamente onde você quer que ele "grude" no mouse.

Se estiver utilizando um AS do tipo:
meu_MC._x = _xmouse;

Pode posiciona-lo mais ao lado com:
meu_MC._x = _xmouse + 10;

E poderá limitá-lo com uma verificação simples

if (meu_MC._x<=200) {
    meu_MC._x = _xmouse;
} else {
    meu_MC._x = 200;
}

Rômulo Nunes

-----------------
outra resposta
-----------------

Bem, Quanto a seguir o mouse vc pode faze-lo de várias formas. Uma delas

StartDrag(this,true);
// ou colocando até onde quer que vá o objeto, com os
// parâmetros _xleft,_ytop,_xright e _ydown

outra é

(this._x = _xmouse; this._y = _ymouse;)
// Neste caso vc pode usar

assim no MC

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse;
    _y = _ymouse;
}


Mas como você não quer que o Mouse fique no centro do MC, use assim

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse +20;
    _y = _ymouse +20;
}

Ou então pode editar o centro do MC para ficar distante do centro real do seu MC. Sacou? Caso queira que ele siga o mouse epanas no eixo _x retira a expressão para o _y.

Roberto Figueiredo



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 



No código htm <object > e <embed >

<PARAM NAME=movie VALUE="teste.swf?va=Como vai você?&vb=Vou bem!" >

Elas estarão no seu swf como _root.va e _root.vb

-------------------------------
PERGUNTA
-------------------------------

OK, funcionou beleza, mas ele vai como uma string, certo?
Não teria como eu mandar para o Flash o valor de uma variável...

-------------------------------
RESPOSTA
-------------------------------

No seu HTML você vai dar um nome para o objeto Flash na tag OBJECT:

<object id="zeca">
</object>

e vai criar um JavaScript assim:

<script>
    Enviar = function(){
        document.zeca.setVariable( "variavel" , 10 );
    }
</script>

e na tag body vc coloca assim:

<body onload="Enviar()">
</body>

Você pode utilizar essa forma para enviar, por exemplo, o conteúdo de um imput de um formulário:

No HTML:

   <head>
      <script>
          Enviar = function(){
            document.zeca.setVariable( "_root.seuNome" , document.formulario.seuNome.value );
            return( false );
          }
      </script>
   </head>
   <body>
       <p>
           <object id="zeca">
           </object>
       </p>
        <form name="formulario" id="formulario" >
            <input type="text"   id="seuNome" />
            <input type="button" id="Testar" value="Testar" onclick="return Enviar()"/>
        </form>
    </body>

No Flash você coloca um campo de texto dinâmico no seu palco com o nome de instância de campo, e coloca isso no seu frame:

_root.watch( "seuNome" , function( p , o , n ){
    campo.text = n;
} );

Agora é só digitar alguma coisa no seu campo do HTML e clicar em Testar que vai aparecer no campo do Flash ...

Rômulo Nunes e João Neto


( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 

INICIANTES - 09/02/2005
Pre-carregador (Preloader)
Veremos como criar um pré-carregador com porcentagem em Flash totalmente personalizável. Esse exemplo é para ser usado na linha de tempo principal do filme. leia mais ...


AVANÇADOS - 27/01/2005
Menu circular em 3D personalizável
Na criação desse menu circular 3D, iremos usar alguns truques de matemática para simular a rotação em profundidade. leia mais ...