DAAFY (55 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

NETO LEAL (116 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MUZAK (45 pts)

ZECA BALA (45 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como posso duplicar 3 movieclips e posicioná-los diagonalmente?

Alguém sabe como desabilito o botão direito do mouse no HTML?

Como fazer um movieclip andar numa área do palco e parar só usando actions?

Objeto flutuante e gravidade.

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?

Preciso pegar no Flash variáveis do ASP.

Como faço para sortear (random) uma imagem de fundo a cada vez que o filme é carregado?

Não conseguir determinar corretamente sua localização (hierarquia ou posição) de uma variável.

Há como usar o loadMovie para abrir os thumbs um ao lado do outro?

Como carregar um swf dentro de um filme?

Tem como eu implementar a navegação de um filme do Flash pelos botões do browser?

Existe uma função Replace no Flash, para substituir Strings?

Como fazer um autorun em um CD para abrir um .EXE feito pelo Flash já em tela cheia?

Como alterar o alpha (fade) de um botão no mouseOver e mosuseOut?
Motion Blur.

Shake - navegador tremendo.

Login e senha

Botão avançar e recuar.

Pre-carregador (Preloader)

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

Objeto XML - importando para o Flash

Scanline no PhotoShop.

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.

Gerando pop up's com conteúdo html dinâmico usando script client-side

Jogo da Forca (segunda parte)

Usando XML com Fireworks MX.
Oposição

Textos animados

Drag open menu

Marquee

RGB random

Random block

Mouse tracks

CGC e CPF

Menu Silverado

Text fx1

Bounce

Giro de duende

Ele funciona da seguinte forma: Ao clicar um botão é ouvido uma frase exemplo: hoje está chovendo. Então o cara tem que procurar as palavras da frase.e ordenar de forma correta em uma linha. Cada palavra eu transformei em um MC e ela só ficará no espaço com condição. Senão ela volta ao lugar.

O problema é que após o cara ter colocado a frase em ordem tem que tocar um som. Mas como fazer o flash entender que a frase está correta? Pensei em colocar uma condição na última palavra, mas e se o cara começar pelo fim? Dái não vai dar certo. O correto seria fazer o flash entender que todos os espaços estão preenchidos e verificar.

Quase sempre quando se precisa trabalhar com comparações de diferentes tipos é aconselhável construir-se vetores de referência. Fica mais fácil e rápido de se construir e utiliza menos código. Mas já adianto: dificilmente você irá conseguir aprontar para segunda a não ser que você tenha experiência em programação e conheça legal os recursos do ActionScript.

Esse tipo de algorítmo precisa, provavelmente de 3 modelos de vetores (ou matrizes). Primeiramente você precisaria indexar cada um dos MC´s das letras (tipo L_1, L_2, ... q poderiam ser A, B, ...), depois precisaria indexar todas as lacunas que serão as posições das letras de todas as palavras (tipo pos_1, pos_2, ...), sendo que esse processo (das lacunas) precisa ocorrer dinamicamente de acordo com o tamanho da palavra, ou frase, da vez sorteada (imaginando que exista sorteio). O último vetor seria o das palavras, ou frases, propriamente dito, onde você faria: word_1= ABACAXI, word_2=LARANJA, assim por diante.

Ao sortear a palavra você pega o tamanho dela e faz um looping com esse tamanho atribuindo a cada lacuna o seu valor.

Ex.: se sorteou a palavra 2 (com o uso de Length (word_2)) então faz um looping de 1 até 7 atribuindo (com Substring (word_2, contador, 1)) a pos_1= L, pos_2=A, pos_3=R. Aí é só você testar quando você estiver dando um Drag no MC se o tal L_12 (q seria L) está sobre o pos_1, se L_1 está sobre o pos_2. Funciona, não é difícil, mas é trabalhoso. Não sei se eu utilizaria outro método pois se o algorítimo tiver uma lógica bem estruturada com certeza seria o mais seguro. É puxar as mangas e Boa Sorte!

Gustavo A. R. Monteiro



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 


AVANÇADOS - 10-02-2002
Perguntas com quatro alternativas.

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta. A pessoa vai responder clicando na resposta correta. Se acertar aparecerá Resposta correta! e marcará 100 pontos no placar, que é o valor da pergunta número 1 e automaticamente irá para a segunda pergunta com valor de 200 pontos e assim por diante. Se ela errar aparecerá Resposta incorreta! e não pontuará no placar que vai continuar zerado, e automaticamente irá para a segunda pergunta com valor de 200 pontos e assim por diante.

Partindo de que o formato da resposta é único e exatamente este que você disse, eu recomendaria que você criasse 4 MC´s diferentes para as respostas (3 para erradas e 1 para certa) e colocasse dentro deles um botão transparente e um TextField. Dê nome a cada um dos TextFields (pode ser o mesmo nome, não tem problema) e inicialize variáveis com os mesmos nomes deles no início da Scene em questão. Lembrar que esses TextFields são variáveis DOS MOVIECLIPS, portanto precisam do caminho, tipo:
(set variable: /instanceName1: campo = resposta1).

Não deixe que o frame de inicialização seja tocado novamente. Não atribua a função de somar/diminuir valor do placar para dentro do botão, coloque dentro das propriedades do botão de cada MC (para isso basta clicar com o botão direito do mouse no botão e escolher properties, aí busque uma função onMouseEvent). Isso fará com q ele funcione somente capturando o evento e a sua particularidade de funcionamento seja atribuída somente ao MC, garantindo que o botão possa ser genérico. Com isso o botão pode ser padrão, igual para todos eles, cobrindo a área que você gostaria que ficasse disponível para o clique. Necessitando somente ficar em um layer superior ao do TextField.

É importante frisar que apesar de terem o botão em comum, cada um dos MC´s é distinto e devem ter também Instance Names distintas para que as funções de atribuições de variáveis possam ser feitas. O fato de se atribuir, para as respostas, um TextField favorece que você possa ter o questionário montado dinamicamente, desde que eles tenham sempre um mesmo formato padrão, ou seja, você pode ter declaradas 597zilhões de variáveis criadas e inicializadas com os valores das perguntas e das respostas, atribuindo ao questionário montado os seus valores na devida hora.

Gustavo A. R. Monteiro



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 


A pessoa vai responder clicando na resposta correta... Se a pessoa acertar aparecerá Resposta correta ! e marcará 100 pontos no placar, que é o valor da pergunta número 1 e automaticamente irá para a segunda pergunta com valor de 200 pontos e assim por diante. Se ela errar aparecerá Resposta incorreta ! e não pontuará no placar que vai continuar zerado, e automaticamente irá para a segunda pergunta com valor de 200 pontos e assim por diante.

Partindo de que o formato da resposta é único e exatamente este que você disse, eu recomendaria que você criasse 4 MC´s diferentes para as respostas (3 para erradas e 1 para certa) e colocasse dentro deles um botão transparente e um TextField. Dê nome a cada um dos TextFields (pode ser o mesmo nome, não tem problema) e inicialize variáveis com os mesmos nomes deles no início da Scene em questão.

Lembre-se que esses TextFields são variáveis DOS MOVIECLIP`S, portanto precisam do caminho, tipo: (set variable: /instanceName1: campo = resposta1). Não deixe que o frame de inicialização seja tocado novamente. Não atribua a função de somar/diminuir valor do placar para dentro do botão, coloque dentro das propriedades do botão de cada MC (para isso basta clicar com o botão direito do mouse no botão e escolher properties, aí busque uma função onMouseEvent).

Isso fará com que ele funcione somente capturando o evento e a sua particularidade de funcionamento seja atribuída somente ao MC, garantindo que o botão possa ser genérico. Com isso o botão pode ser padrão, igual para todos eles, cobrindo a área que você gostaria que ficasse disponível para o clique. No entanto é necessário que ele fique em um layer superior ao do TextField.

É importante frisar que, apesar de terem o botão em comum, cada um dos MC´s é distinto e devem ter também Instance Names distintas para que as funções de atribuições de variáveis possam ser feitas. O fato de se atribuir, para as respostas, um TextField favorece que você possa ter o questionário montado dinamicamente, desde que eles tenham sempre um mesmo formato padrão, ou seja, vc pode ter declaradas 597zilhões de variáveis criadas e inicializadas com os valores das perguntas e das respostas, atribuindo ao questionário montado os seus valores na devida hora.

Gustavo A. R. Monteiro



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) | 


Os botões que vc se refere, podem ser feitos de 2 ou mais formas, depende da sua criatividade, a primeira é você fazer a animação dos círculos da forma que achar mais irada e transformar isto em Movie Clip (F8), e no primeiro frame por a ação STOP.

Dê o nome da instância do MC (Movie Clip) e faz um botão transparente (Crie um novo botão sem nada e marque apenas o campo HIT (Área sensível ao mouse), neste botão vc vai dar as seguintes propriedades:

On (Roll Over)
Begin Tell Target (/nome da instancia)
Go to and Play (2)
End Tell Target
End On
On (Roll Out)
Begin Tell Target (/nome da instancia)
Go to and Stop (1)
End Tell Target
End On

E ESTÁ FEITO ! (essa é a forma mais difícil, mas eu prefiro pelo resultado mais exato). A outra forma é bem mais simples, vc faz o botão como ele ficaria sem o mouse sobre, e em seguida edite o botão colocando o MC na área SOBRE do botão! Preste atenção para que o estático fique na mesma posição do MC animado!

JUKA



( 0 COMENTÁRIO ) | ( LINK PERMANENTE ) |