Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  FESTIVAL DE MÚSICA DE RUA VOLTA NO ANIVERSÁRIO DE NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa

Clique para ampliar.


Como parte das comemorações dos 442 anos da cidade, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura/FAN, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, a segunda edição do Festival de Música de Rua de Niterói. Palcos serão montados em 18 pontos da cidade com apresentações de 25 grupos musicais. No sábado, as apresentações acontecem em três diferentes horários: 10h30, 17h30 e 21h30. Já no domingo todos os grupos se apresentam às 17h30.

O objetivo do evento é oferecer uma estrutura qualificada para uma apresentação musical nas ruas, possibilitando a proximidade entre os artistas e a população.

A iniciativa acontece nos moldes do projeto “Arte na Rua”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura/FAN, inspirado em festivais da Europa, onde é comum artistas se apresentarem nas ruas e em espaços públicos, aproveitando as belas paisagens da cidade.

"A primeira edição do festival foi um sucesso, assim decidimos realizar essa segunda etapa em especial no aniversário de Niterói, aproveitando toda a musicalidade do nosso município, que é um verdadeiro celeiro de músicos de qualidade", ressalta o Secretário Municipal de Cultura, Arthur Maia.

O Festival de Música de Rua é totalmente gratuito e conta com realização da Prefeitura de Niterói em parceria com a Record Rio.


Bandas

Clique para ampliar
Banda Parola - Projeto idealizado em 2010 pelo vocalista Igor Pestana e pelo guitarrista Chahden Mounzer, e integrado pelo baixista Zé Moreira e o baterista Lucas Santos, a Parola é uma banda independente de rock alternativo nascida da cena underground da região metropolitana do Rio de Janeiro. No ano de 2011, lançou seu primeiro trabalho, o EP "Da Porta pra Dentro". Seu primeiro álbum, "A Parte Nublada do Céu", é composto por 10 faixas, dentre elas algumas regravações do primeiro trabalho.

Ari Frello - O músico Ari Frello é um dos grandes artistas que saiu do sul do Brasil e viajou o país levando o melhor do blues. Conhecido pelo formato “One Man Band”, em seus shows, Ari canta, toca guitarra, bumbo e meia-lua, tudo ao mesmo tempo, trazendo ao público o que de melhor há em estilos como Bluegrass e Soulterhn Rock. Em 2012, lançou seu primeiro CD, “Pra Onde Eu For”, e atualmente está em temporada de divulgação de seu mais novo trabalho: “A Simple Man Until the End”.

Trio Mangalô - Carregando um nome que se inspira numa árvore tipicamente brasileira, o Trio Mangalô surgiu com a proposta de fazer um som que pudesse ser reproduzido em qualquer ambiente. Desde sua criação, em 2010, em Niterói, a banda visa a simplicidade, ocupando os palcos com dois violões, bateria e percussão. Se a formação é simples, o som é orgânico, acústico, e as estruturas musicais são complexas e bem elaboradas, com dinâmica e arranjos diversificados, e letras reflexivas que retratam o cotidiano.

Orquestra Aprendiz e Banda Santa Cecília - A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), sob a regência do maestro Evandro Rodrigues, contempla com aulas de instrumentos, prática de conjunto e teoria musical os jovens interessados em dar prosseguimento aos estudos de música, iniciados nas escolas públicas municipais atendidas pelo Programa Aprendiz. O repertório estudado na OSA presta-se, além da realização de obras tradicionais orquestrais, também ao desenvolvimento de habilidades nos instrumentos e de prática de conjunto; ao conhecimento dos diferentes estilos musicais e informações a respeito da historicidade de obras e autores. A Banda Municipal Santa Cecília foi fundada em 22 de novembro de 1984. À frente da Banda desde sua criação, o Maestro José Bernardo de Souza garante a diversidade de público graças à seleção de repertório, que comporta igualmente peças clássicas e populares, indo do bolero à valsa, passando por músicas dos anos 60, cantigas de roda, hinos, dobrados, marchinhas, música popular brasileira e adaptações de peças orquestrais. Atualmente a regência está a cargo do Maestro Ewerton Machado, sob a coordenação do Maestro José Bernardo de Souza.

Nayah - Trazendo uma identidade sonora baseada no reggae, a banda Nayah foi formada em 1998 por Kid Mumu (voz e violão), JPunk (voz), Renzo Goldoni (voz) e Alex Gaspar (guitarra e backing vocals). Em 2013, lançaram o álbum “Siga o Vento”, produzido pelo legendário baixista Arthur Maia. O trabalho conta com dez faixas inéditas e uma sonoridade que rompe com os trabalhos anteriores. O reggae ainda é a matriz sonora, mas, desta vez, a banda não teve medo de subverter o gênero que marcou o início da sua carreira e abraçou com vontade novos timbres e texturas, como o hip-hop e o rock.

Barcamundi - A banda Barcamundi é um passeio diversificado pelo universo do rock, da MPB, do folk e da música indie. Formada por Gabriela Autran, Gil Navarro, João Barreira, Leon Navarro, Matheus Ribeiro e Pedro Chabudé, o grupo niteroiense foi criado em 2013, e vem se destacando com composições e arranjos próprios. Os diálogos criativos entre os instrumentos de cordas e jogos vocais, bateria e percussão comandam os climas das canções. Influenciados por roteiros musicais que vão de Beatles a Caetano Veloso, atravessando o folk de Bob Dylan, o Indie do Radiohead, e mergulhando ainda pela MPB clássica.

Clique para ampliar
Rodrigo Rios - O cantor, compositor e multi-instrumentista Rodrigo Rios iniciou sua carreira em seresta e rodas de samba na cidade de Niterói, lugar em que nasceu. Como músico autodidata, o interesse e aprendizado dos instrumentos percussivos foi uma consequência de seu envolvimento com o universo do samba. O pandeiro, o surdo, o repique, o tamborim, a cuíca, o agogô, o timbal são alguns dos instrumentos de domínio deste multi-instrumentista. Aos 17 anos, o violão passou a ser seu instrumento de desejo e dedicação, e desde então é seu principal parceiro e aliado.

Ivo Vargas - Nascido em Cabo Frio, mas morador de Niterói, Ivo Vargas traz de berço a influência pela música e varia num estilo entre rock e samba. Junto com as bandas "Giras Gerais" e "Gilberto e seus Caetanos", passou por muitos palcos, como Circo Voador, Teatro Odisséia, Sesc Niterói, Museu de Arte Contemporânea em Niterói (MAC), entre outros. Seu trabalho autoral consiste numa mistura das influências musicais, fazendo com que não se defina em um só estilo, com originalidade musical concretiza sua propriedade no hibridismo.

Casa del Mar - A banda Casa del Mar é o sonho de dois velhos amigos. Baseado na amizade que vem da música e do coração, do som solto e da emoção, o projeto musical traduz as visões musicais de Vitor Carvalho e Davi Damasceno através de suas próprias músicas e de releituras marcantes de tantas outras. Um convite de quem resolveu viver cantando o que se viveu.

RivoTrio 2mg - Com letras irreverentes e descontraídas, temáticas originárias de histórias cotidianas e utilização de expressões bem particulares, a Banda RivoTrio 2mg mescla rock, folk, sambalanço, ska e uma pitada exagerada de humor e performance dos músicos. Com Mad Lucas na guitarra e no vocal, KY no baixo e Pedro "Marreta" Tentilhão na bateria, o Rivotrio 2mg configura-se no somatório da sonoridade limpa mais suja que se tem registro. Desde 2010, os artistas vêm se apresentando em circuitos dentro e fora do Rio, tendo lançado, em 2012, seu primeiro EP, "Tarja Preta".

Thomaz Baldow - Estudante do violão desde muito jovem, Thomaz Baldow tem vasto conhecimento de música popular em seus vários estilos, como choro, valsa, samba, maxixe, bossa-nova, guanhame, caipira, baião, xote, e também estilos populares, como pop-rock, blues, rock clássico, etc. Estudou violão com professores particulares, como Abraão Xingú (MG), Arranjo Vocal com André Protásio. Profissionalmente, além de ministrar aulas de violão popular, teoria, harmonia e percepção musical, já atuou como violonista no grupo "Seresta às 8".

Lorena Lessa - Considerada por Lulu Santos como uma das melhores vozes da última edição do programa The Voice Brasil, a cantora Lorena Lessa nasceu em Florianópolis, mas vive em Niterói. A artista está há oito anos na estrada com um trabalho autoral, mas também se apresenta como intérprete, cantando, por exemplo, “Universo No Teu Corpo”, do compositor Taiguara, da trilha sonora da novela Amor e Revolução do SBT. Lorena também participou do Programa Raul Gil na TV Bandeirantes e TV Garagem do Faustão.

Louise Hug - Interpretar músicas nacionais e internacionais conhecidas do público, com arranjos diferenciados que passam pelo jazz, com uma pitada de soul é um dos objetivos da cantora Louise Hug. A artista faz parte do Projeto De Repente Dois, ao lado de André Rangel. Curadora musical do Corujão da Poesia, evento que movimenta a cena cultural do Rio e Niterói, Louise utiliza de sua vasta experiência no ramo da música para oferecer ao público um espetáculo onde o encanto de sua voz faz toda a diferença.

Julia Vargas - Tendo acompanhado o mestre Milton Nascimento em shows pelo Festival Back to Black, em 2013, e na turnê "Linha de Frente", em 2014, Júlia Vargas é dona de uma voz especial e sobe ao palco prometendo interpretações únicas de novas e velhas canções. Passeando pelos mais variados territórios: blues, sambas e regionalismos, além de cantora, Júlia é também bailarina e percussionista em intensa atividade nas cenas musicais do Rio de Janeiro e se prepara para lançar seu segundo CD solo.

Kapitu - Trazendo referências diversas do Rock, Blues, R’n’B, o que se ouve é uma das bandas mais atuantes do cenário independente de Niterói. O nome KAPITU não vem à toa, aqui não se tem dependência amorosa, comodismo ou frigidez. Letra e som demarcam liberdade, atitude e pressa por viver. Se um dia a referência do nome da personagem de Machado de Assis serviu como tradução ao som dos quatro roqueiros de Niterói, para eles, hoje, KAPITU soa quase óbvio. Yuri Corbal (guitarra e voz), Jahba (guitarra), Irlan Guimarães (baixo) e Rafael Marcolino (bateria) têm dois discos na bagagem e desde o início, em 2008, apostam em canções autorais.

Facção Caipira - A Facção Caipira se destaca pelo seu jeito despretensioso de fazer pop, indo ao passado para ilustrar o futuro, brincando de fazer o blues parecer menos complexo e o country mais acessível. É o rock britânico, com influência do Alabama e performance à brasileira. A Facção nasceu em 2009, em Niterói, composta por Jan Santoro (voz/resonator), Daniel Leon (gaita), Vinicius Câmara (baixo) e Renan Carriço (bateria), com a simples intenção de tocar o que gosta e cantar o que quiser.

Gomalina - O conjunto Gomalina é conhecido por fazer releituras especiais e autênticas da obra de grandes compositores da música brasileira. Composto pelos músicos Renato Badeco (vocal/pandeiro), Cadu Pacheco (violão), Rafael Tavares (guitarra semi-acústica/ cavaquinho / trompete), e Marcos Luz (contrabaixo acústico), recentemente o grupo se apresentou no Solar do Jambeiro em uma homenagem a Noel Rosa.

Guanabara Groove - Guanabara Groove é a junção de duas bandas, a Caramadas e a Gragoatá. O projeto traz para o palco interpretações nacionais e internacionais de clássicos do grroove. O grupo é composto por Rebeca Sauwen (vocal), Renato Côrtes (vocal/ violão), Pedro Jurischka (bateria), Tarcísio Xavier (contrabaixo), Vinicius Peluso (vocal/ guitarra).

Overdrive Saravá - Overdrive Saravá carrega um nome que reforça a identidade sonora da banda, que tem por princípio trazer brasilidade através do "overdrive", apresentando guitarras com riffs marcantes, nada mais que uma tradução dessa miscigenação brasileira em sintonia com a distorção e a inquietação do rock'n'roll. Instrumentos como a alfaia e o acordeon fazem parte do coletivo musical, somando ritmos e leituras presentes tanto no maracatu como no baião, que resumem a busca não de uma coerência em suas composições. A banda é formada por Gregory Combat (vocal), Thiago Henud e Lucas Botti (guitarra), Vinicius Pereira (baixo), Roman Bertoldo (gaita) e Frederico Cardim (bateria).

Besouros Verdez - A proposta dos Besouros Verdez é a de um rock clássico influenciado por outros ritmos como Blues, Punk e Hard Rock. Uma releitura do rock das décadas de 70 e 80. Ressuscitando os rifes e os solos de guitarra, mas com uma roupagem totalmente contemporânea. A banda foi formada em dezembro de 2004, e em 2005 os Besouros colocaram o pé na estrada com shows super empolgantes que fazem os palcos pegarem fogo, tendo já se apresentado em várias casas noturnas, clubes e lonas culturais no Rio de Janeiro e São Paulo. A Besouros Verdez é formada por Gabriel Grecco (vocal), Leonardo Cid (guitarra base), Leandro Bronze (guitarra solo/ backing vocals), Alexandre Peruca (baixo) e Eduardo Magliano (bateria).

Bloody Mary & Munsters - Cultuando os grandes sucessos musicais e seguindo um estilo retrô, a banda traz de volta para as novas gerações músicas que agitaram os anos 40, 50 e 60, com muita influência na juventude que apreciava o rock and roll. Com um repertório que passa por canções como "My Baby", de Little Walter e "Tough Lover", de Etta James, a banda, composta por Bloody Mary (vocais), Snake (guitarra), Marcus Zombie (baixo), Animal Fran (tambores) e Crocodile Louis (trompete), promete resgatar inesquecíveis momentos da música universal, se propondo a ser uma fonte da juventude ao cultuar o “velho” de modo autêntico.

Vizinhos da Velha do Gato - Formada em julho de 2013, a banda Vizinhos da Velha do Gato é caracterizada pelas suas versões irreverentes de sucessos nacionais e internacionais. Nascido em Niterói, o grupo é composto pelos músicos Bruno Capeto (vocal), Ciro Mendes (bateria), Caio Backer (guitarra), Bruno Hammerschmidt (baixo).


Serviço

Festival de Música de Rua
Data: 21 e 22 de novembro
Horários: Sábado - 10h30, 17h30, 21h30 / Domingo - 17h30
Gratuito






Notice: Undefined variable: varTagFinal in /home/html/pontshbr/www/blog/cod/blog.inc.php on line 204


Alabê de Jerusalém na quadra da Viradouro
"SOS Rio Doce" na Concha Acústica
Biblioteca Parque de Niterói já está aberta
Mais de 50 mil pessoas foram assistir Nando Reis e Paula Toller
Jorge Aragão leva 3 mil pessoas ao Horto do Fonseca


aaaaaa

Mapa do Site


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/html/pontshbr/www/blog/index.php:124) in /home/html/pontshbr/www/cod/novo.mapadosite.php on line 2
Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transpar�ncia
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com